Novo Ensino Médio

O novo Ensino Médio do Colégio Rama está estruturado em bases sólidas de desenvolvimento de competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta, sendo a última etapa da Educação Básica, tendo como finalidade específica a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental.

Alinhado aos desafios da contemporaneidade, o Novo Ensino Médio intensifica seu trabalho no desenvolvimento de habilidades e competências para a vida. O material do Novo Ensino Médio do Sistema Anglo foi elaborado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta inovadora considera o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida, a possibilidade de escolha na área de maior interesse, propicia uma educação mais conectada com o mundo contemporâneo e oferece todas as condições para uma formação sólida dos estudantes.

O propósito do Novo Ensino Médio é atender às necessidades e aos anseios da juventude, bem como garantir os direitos à aprendizagem e a terminalidade da Educação Básica.

A organização curricular oferece a Formação Geral contemplando as disciplinas de Língua portuguesa, Arte, Educação Física, Inglês, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia ; Um ciclo comum abrangendo as disciplinas de Prática de Argumentação, Investigação Matemática  e TCCEM    e os diferentes itinerários formativos, onde o aluno tem a possibilidade de escolha, priorizando o desenvolvimento do protagonismo, da autonomia e da responsabilidade.

O itinerário é organizado por Área de Conhecimento: Linguagens e Humanidades e Ciências da Natureza e a partir desses eixos, o estudante poderá realizar investigações científicas, desenvolver sua capacidade de produção criativa, medir e intervir socioculturalmente no meio onde se encontra e ainda desenvolver sua capacidade empreendedora.

A preparação para o Enem e para os vestibulares ganha destaque na programação pedagógica através de Simulados Anglo. Nessa etapa o aluno é estimulado a continuar aprendendo.